segunda-feira, 20 de junho de 2011

zabbix envio de E-mail alerta

Passei dias pesquisando e fazendo tentativas, para enviar alertas do zabbix para meu email do IG, até que depois de uns 40 dias mais ou menos, obtive sucesso, e assim como eu, acredito que tem ou terá alguem com o mesmo problema, por isso resolvi compartilhar minhas pesquisas.

Ambiente de teste:
notebook com Ubuntu 11.04
postfix como servidor de email fazendo relay no servidor SMTP do IG smtp.ig.com.br, segui este tutorial "http://thingsjob.blogspot.com/2010/08/instalando-postfix-com-relay.html"
zabbix-1.8.5 enviando os emails para o Postfix no endereço localhost.localdomain que reenvia para o IG no meu E-mail edevaldodonini@ig.com.br
Trigger configurada (eu configurei uma trigger para me informar quando houver mudança no arquivo /etc/passwd

Criar Midia:
Administração > Tipos de midias - clique em Criar midia ou na opção Email na coluna Descrição em Descrição coloque qualquer coisa, eu coloquei E-Mail, em Tipo selecione E-mail, em Servidor SMTP coloque localhost.localdomain, em SMTP helo coloque localdomain, em SMTP email coloque o email no qual o Postfix irá fazer relay, o meu ficou edevaldodonini@ig.com.br clique em salvar.

Relacionar o usuário com a midia criada:
Administração > Usuários - na coluna Nome encontre Zabbix administrators e clique em cima de Admin na coluna Membros, na janela que abrir, na opção Midia clique em Adicionar, na janela que abrir em Tipo selecione Email, em Enviar para coloque o email que irá receber as mensagens o meu ficou assim edevaldodonini@ig.com.br clique em salvar e na outra janela clique tambem em salvar.

Criar Ação:
Configuração > Acões - clique em Criar ação, em Ação > Nome coloque um nome que se relacione com o que vc está monitorando, eu coloquei Alterado passwd pois estou monitorando o passwd, para que quando ele seja modificado eu receba uma mensagem por email, em Origem do evento selecione Trigger, em Condições da ação clique em Nova, selecione Severidade da trigger selecione = selecione Informação, clique em Adicionar, em Operações da ação clique em Nova, na janela que abrir em Tipo da operação selecione Enviar mensagen, em Enviar mensagen para selecione Grupo de usuários e clique no botão Selecionar e selecione Zabbiz administrators, em Enviar apenas para selecione Email, clique em Adicionar e em salvar nas duas janelas.
Tirei prints das janelas do zabbix configuradas, em breve uparei e colocarei os links aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário